Publicado por: cafreitas | abril 7, 2008

Integrantes do WWF-Holanda visitam Pantanal

Integrantes do WWF-Holanda visitaram o Pantanal entre os dias 31 de março e 4 de abril. A visita teve por objetivo ver de perto a maior área inundável do planeta e conhecer projetos de conservação desenvolvidos na região com o apoio do WWF-Brasil, por meio do programa Pantanal para Sempre. Em companhia da equipe do WWF-Brasil e de integrantes do WWF-Bolívia, os holandeses percorreram as regiões de Bonito, Aquidauana e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

O Pantanal que os membros do WWF-Holanda conheceram é uma região peculiar não só pelas belezas naturais, mas também pelo papel que desempenha na conservação dos recursos naturais. Esse imenso reservatório de água doce é importante para o suprimento de água, a estabilização do clima e a conservação do solo e também porque é o berço de uma rica biodiversidade.

Por isso, há 10 anos, o WWF-Brasil elegeu o Pantanal como uma de suas áreas principais de atuação, desenvolvendo projetos que aliem conservação e desenvolvimento. Com o objetivo de garantir a sustentabilidade dos projetos, o trabalho é feito por meio do diálogo com atores locais, buscando estabelecer parcerias que estimulem a adoção de boas práticas ambientais e sociais.

Entre os projetos desenvolvidos na região apresentados à equipe do WWF-Holanda, está o projeto da Pecuária Orgânica Certificada, que busca influenciar os pecuaristas a adotarem melhores práticas ambientais no manejo do gado, além de organizar a cadeira produtiva da carne orgânica. O objetivo é viabilizar alternativas para harmonizar a produção de alimentos com a manutenção da biodiversidade regional, tornando-se um exemplo de uso racional de áreas alagáveis para todo o mundo.

Outro projeto de proteção do bioma Pantaneiro, é o que incentiva os proprietários de terras a criarem Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). A ação conta com a parceria da Associação de Proprietários de RPPN do MS (Repams). Na visita, os integrantes do WWF-Holanda puderam conhecer uma dessas reservas, o Recanto Ecológico Rio da Prata, em Bonito, que alia preservação ambiental com o turismo.

Os integrantes do WWF-Holanda também conheceram dois projetos de proteção de espécies, apoiados pelo WWF-Brasil. Um deles é o projeto Arara Azul, que está recuperando a população das araras na região. O outro é o Onça Pantaneira, que está estudando o comportamento das onças-pintadas do Pantanal para usar essas informações no estímulo a atividades de manejo nas fazendas, que levem em conta a conservação das onças.

Esses projetos foram mostrados durante encontro com os parceiros do WWF-Brasil, realizado na Pousada Aguapé, também parceira do Programa Pantanal para Sempre, no município de Aquidauana. Na reunião, também foi apresentado um estudo realizado pelo pesquisador Carlos André Mendes do Instituto de Pesquisas Hidrológicas sobre o uso do solo e os impactos desse uso na Bacia Pantaneira.

Em Corumbá, os holandeses conheceram o trabalho desenvolvido com a Associação Amor-Peixe, formada por um grupo de mulheres que produzem artesanato a partir do couro de peixe. Com o projeto, o material que antes era jogado fora, se transforma em bolsas, agendas, chaveiros e outros acessórios. As peças são vendidas em feiras de moda no Brasil e em outros países, gerando renda para as artesãs.

A produção do artesanato a partir de material reciclado, incentivada pelo WWF-Brasil, revela também a preocupação com a preservação do meio ambiente, aliada ao fortalecimento das mulheres e de suas famílias.

A programação de Corumbá também incluiu um passeio pelo Rio Paraguai, quando foram apresentados os projetos de educação ambiental desenvolvidos pelo WWF-Brasil e WWF-Bolívia no Pantanal. O grupo também visitou o centro de pesquisas da Embrapa.

Fonte: WWF Brasil

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: