Publicado por: biancaceloto | novembro 14, 2008

Projeto Fibra Viva promove ação ambiental através da reciclagem de roupas de neoprene

Kit-forno produzido através da reciclagem de neoprene
Kit-forno produzido através da reciclagem de neoprene

Com o objetivo de gerar renda para 40 famílias carentes, através do reuso e reciclagem de materiais descartados, o Projeto Fibra Viva agora transforma neoprene em produtos novos e criativos.

O Projeto Fibra Viva é uma iniciativa do Instituto Família Legal, entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 2003, com sede no município de Bonito, Mato Grosso do Sul. A ação foi implantada em meados de 2007 e capacita jovens e adultos para a produção de artesanato a partir de materiais descartados. Uma das frentes de atuação trabalha com mulheres e desenvolve uma linha de produtos domésticos e de uso pessoal com a reutilização de retalhos de tecido descartados por indústrias de confecção, bem como roupas de mergulho de neoprene descartadas por empresas de ecoturismo na região de Bonito.

Outro segmento trabalha com a elaboração de papel artesanal e está voltado ao atendimento de jovens em idade de trabalho. São confeccionados produtos como blocos de papel, caixas, sacolas, bolsas, luvas de forno, pegadores de panela, pequenas bolsas de viagem, enfeites de parede e cortinas. O resultado do trabalho retrata a fauna local nos seus motivos e cores, e são vendidos no comércio da cidade.

Uma das fontes de fornecimento de material para o projeto Fibra Viva é o Recanto Ecológico Rio da Prata, passeio de ecoturismo localizado em Jardim, próximo a Bonito. O atrativo oferece passeio de flutuação e por isso necessita de um estoque diversificado de roupas e botas de neoprene. O Rio da Prata possui mais de 250 macacões de banho, que se desgastam com o tempo e são repostos a cada dois anos. As roupas e botas velhas de neoprene são doadas para o Projeto Fibra Viva do Instituto Família Legal e vão parar nas prateleiras do comércio de Bonito.

A iniciativa do Instituo Família Legal, através do Projeto Fibra Viva, gera contribuição social, criando novos postos de trabalho, e ambiental, reciclando materiais que podem poluir o meio-ambiente.

Contato do Instituto Família Legal: institutofamilialegal@hotmail.com
Mais informações sobre o Recanto Ecológico Rio da Prata em: http://www.bonitoweb.com.br

Assessoria de Imprensa
Recanto Ecológico Rio da Prata
Estância Mimosa Ecoturismo

 
About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: