Publicado por: Turismólogo de plantão | março 19, 2009

Pesquisadores salvam arara azul de extinção no Pantanal

arara-azul

A arara azul

Ver um filhote saudável é uma vitória para os pesquisadores. Com a falta de árvores nativas para as araras azuis botarem os seus ovos, as caixas são um refúgio seguro.

Há 18 anos, a reprodução no Pantanal é monitorada. No início da pesquisa, a estimativa era de que existiam 1,5 mil araras azuis. Hoje, são mais de cinco mil. Pesquisa, tecnologia e mudança de comportamento: receita que está salvando a espécie da extinção.

A arara é uma espécie monogâmica, tem um único parceiro durante toda a vida. O casal fica rondando e vigiando o filhote. No Pantanal, cerca de 300 araras já têm um chip implantado. Nesse chip, tem um número que é a identidade da ave. Os pesquisadores podem saber onde a ave nasceu, quando nasceu e se já se reproduziu. Também é uma arma contra os traficantes. Caso o filhote seja capturado, é possível saber onde essa ave foi capturada.

A arara azul pode ser vista no Pantanal, Amazonas, Pará e na Região das Gerais que incluem áreas do Maranhão, Bahia, Tocantins, Piuaí e Goiás.

A espécie ainda está na lista mundial dos animais ameaçados de extinção. Mas, no Pantanal, a ameaça não existe mais, e a pesquisa já ultrapassou fronteiras. Tem fazendas monitoradas em Mato Grosso e no Pantanal boliviano.

Um espião eletrônico ajuda. A câmera grava a vida dos tucaninhos recém nascidos. “A gente tem a suspeita de que o tucano é um dos principais predadores do ovo de arara. A suspeita é de que os tucanos acabem pegando esses ovos. A gente vai confirmar isso com a microcâmera”, aponta o ornitólogo Tiago Filadélfio.

A bióloga Neiva Guedes, da Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal, descobriu que não basta proteger só a arara. “Para a gente entender a arara azul, tem de entender da planta onde ela se reproduz, das palmeiras onde ela se alimenta e das outras aves que também disputam o ninho ou predam os ovos dela”, afirma.

Fonte: Globo
Foto: Christian Dalgas Frisch

 

Responses

  1. EU ACHO QUE DEVIA TER A LISTA DE ARARAS SOMENTE ARARAS,MAS FORA ISSO ESTA TUDO BEM!!!!!!!!

  2. HUMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!
    QUE PENA QUE AS ARARAS AZUIS ESTAO EM EXTICAO PQ ELES SAO LINDOS

  3. Que pena !! alem de ser um bixinhoo tao lindoo
    tem que sofrer pela destruicao q o homem esta
    causanduu em seu habitat..

  4. OS ANIMAIS MAIS BONITOS ESTÃO EXTINTOS

  5. estamuito bom isso muito bom obrigado !! :) :D

  6. adoroooooooo,a arara azul
    evite queimadaS PREZERVE O MEIO AMBIENTE

  7. As araras azuis não devia esta em extinçaão são um baratoo eu luto pra elas não entrarem em extinção!!!!!!!!!!!!!

  8. Olá pessoal meu nome é Brenda Hoffmam e sou aluna na escola de Intituto Nicía Macieira estou fazendo um trabalho das araras azul para a ciências na escola estou no 4° ano e como eu falava eu estou em todos os seti de araras
    Um beijinho :azul!!!

  9. ola pessoal eu sou wellen eu adorei esa historia sobre as azuis eu amo oceis

  10. eu amei esse site explicação nota 10!!!

  11. O site eu ameeeeeeei adoro pesquisa principalmente de animais

  12. essa e uma bom trabalho para escola e aaprende sobre a arar azul nota100


Deixe uma resposta

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

