Publicado por: cafreitas | maio 21, 2008

Equilíbrio do planeta depende da preservação das florestas

 

As florestas equatoriais, entre elas a Amazônica, são encontradas em regiões de baixa latitude, como o norte do Brasil, a parte centro-ocidental da África e o sudeste asiático. Essas florestas crescem em locais quentes e úmidos e são responsáveis por abrigar a maior parte da biodiversidade do planeta. As árvores são de grande porte com folhas largas com um tom de verde bem definido. Os solos em geral são pobres, mas a quantidade de húmus proveniente das folhas, galhos e troncos faz com que esse tipo de floresta seja conhecido como autofágica – alimenta-se de si mesma.

Um número menor de espécies é encontrado nas florestas tropicais, localizadas na faixa litorânea entre os trópicos. Apesar disso, elas reservam tipos de vidas que não existem em outros locais. De acordo a Organização de Alimentação e Agricultura da ONU, as florestas densas (tropicais e equatoriais) cobrem aproximadamente 3 bilhões de hectares da Terra.

Outros 1,3 bilhão de hectares da superfície terrestre são ocupados por florestas abertas – as savanas ou cerrados. Esse tipo de vegetação é cumum no centro-oeste do Brasil, centro da África, litoral da Índia e norte da Austrália. As são plantas rasteiras e as árvores pequenas, as folhas caem no período de seca para impedir o ressecamento do solo. Os troncos geralmente são espessos para o armazenamento de água. As savanas e cerrados costumam crescer em áreas de transição entre outros biomas e abrigam grande diversidade vegetal.

O equilíbrio de cada uma desses ecossistemas terrestres será mantido à medida que as suas condições de sobrevivência forem preservadas. A intervenção humana na vegetação traz conseqüências que afetam diretamente a vida no planeta, pois altera habitat e regime de alimentação animal, desvia curso de rios, modifica regime de chuvas e reduz a biodiversidade.

Fonte: Carbono Brasil

 


Responses

  1. As ARVORES sao os braços que seguram os ceus, quando elas acabarem nao havera mais, pedra sobre pedra——-Celso Andre Woiciechovski-Redençao Pa.

  2. gostei munto poi fala das florestas equatoriais

  3. ótimo atingiu totalmente meus objetivos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: