Publicado por: cafreitas | maio 21, 2008

Ipam lança cartilha sobre mudanças climáticas


A nova cartilha publicada esta semana pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) em parceria com a Woods Hole Research Center (WHRC) disponibiliza ao leitor informações qualificadas sobre o tema das mudanças climáticas numa linguagem acessível. Os autores Erika de Paula P. Pinto, Paulo Moutinho e Liana Rodrigues desenvolveram este material com o objetivo de informar, conscientizar e preparar os diferentes grupos sociais para o debate e a tomada de decisões, permitindo que a humanidade enfrente os desafios relacionados aos efeitos das mudanças climáticas no planeta, assim como assuma uma nova postura como cidadãos e sociedade que respeite o direito das futuras gerações de viverem num ambiente ecologicamente equilibrado.

A cartilha aborda as principais questões relacionadas às mudanças globais, desde seus fundamentos até políticas públicas que estão em discussão para mitigar seus efeitos. São 32 perguntas e respostas sobre o tema, que vão do que é o aquecimento global e gases de efeito estufa a informações sobre a Convenção do Clima e o Protocolo de Quioto, passando por questões como o papel do desmatamento nas mudanças climáticas e a legislação brasileira sobre o assunto. Além disso, a publicação traz um glossário e bibliografia sobre o tema.

No prefácio do livro, o prof. Dr. Paulo Artaxo, um dos cientistas do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU), professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada da USP e coordenador do Instituto do Milênio do Experimento LBA diz: “O modelo de desenvolvimento utilizado por nossa sociedade nos últimos 150 anos e disputas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento estão no cerne desta questão. O Brasil tem um papel muito importante, pelas suas vantagens estratégicas (abundância de hidroeletricidade, programa de biocombustíveis em larga escala, recursos de energia solar e eólica importantes, Amazônia etc.), mas precisamos urgentemente controlar o processo desordenado de ocupação da Amazônia, pois o pior uso que podemos fazer deste riquíssimo ecossistema é queimá-lo, transformando sua rica biodiversidade em gases de efeito estufa. Esta é uma tarefa de todos nós brasileiros, e esta cartilha do IPAM discute algumas estratégias para que o país possa utilizar seus vastos recursos naturais de modo inteligente e que as novas gerações de brasileiros possam usufruir de um clima e um ambiente saudáveis.”

A cartilha é gratuita e pode ser adquirida em formato impresso, através de solicitação ao IPAM (através do telefone 061-3349-3698), ou em formato digital (em alta e baixa resolução), na Biblioteca do site Clima e Desmatamento http://www.climaedesmatamento.org.br

Fonte: Envolverde

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: