Publicado por: cafreitas | maio 28, 2008

Ibama aponta aumento de acidentes ambientais em MS

 

Os relatórios do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) remetem a um alerta: o número de acidentes ambientais em Mato Grosso do Sul aumentou. Em todo o ano passado foram três casos enquanto neste ano foram quatro acidentes. Dois deles foram em janeiro: um no dia 24, em Chapadão do Sul e outro no dia 26, em São Gabriel do Oeste.

Em Chapadão, um avião que pulverizava plantação de milho caiu e houve vazamento de inseticida em uma área de aproximadamente 100 m², em uma lavoura de milho. Houve também vazamento de agrotóxico e de combustível, contaminando o solo. Os técnicos do Ibama não identificaram cursos d’água, nascentes ou áreas úmidas nas proximidades do local do acidente. Já em São Gabriel do Oeste um veículo tombou no quilômetro 654 da BR-163 derrubando 4 mil litros de agrotóxico. A empresa responsável enviou um relatório para análise pelo Ibama.

Em fevereiro as fortes chuvas que assolaram a região de Ponta Porã contribuíram para o rompimento de duas barragens da Pequena Central Helétrica – PCH da empresa Ernest Energia do Brasil. A grande enxurrada de água, lama e materiais depositados no fundo da barragem ocasionada pelo rompimento da mesma provocou a destruição da mata ciliar do trecho atingido bem como a morte de peixes e vários outros animais que habitavam as margens do rio.

O último acidente ambiental foi em abril, quando uma oscilação de energia provocou o vazamento de gás amônia dentro das instalações do Friboi, em Campo Grande. Funcionários foram intoxicados e socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Já no ano passado o primeiro registro foi em outubro, quando peixes foram encontrados mortos no lago do parque Anulpho Fioravanti, em Dourados. Na ocasião, uma das suspeitas era que a morte tivesse sido causada por conta do lançamento de óleo na rede de água pluvial. Capivaras foram vistas com manchas de óleo no local.

Fonte: Bonitonews

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: