Publicado por: cafreitas | julho 11, 2008

Rio da Prata – Sustentabilidade através de técnicas de Adubação Verde


Procurando sempre adotar atividades que buscam a sustentabilidade, o Recanto Ecológico Rio da Prata vem implantando com sucesso o Sistema Silvipastoril, que consiste em um sistema de produção nos quais árvores e arbustos são mantidos ou cultivados em áreas de pastagem utilizadas pelo gado.

Essa atividade além de melhorar a produtividade por meio do manejo integrado dos recursos naturais, possibilita a redução de processos erosivos, melhora a conservação de corpos d´ água, aumento da captura e fixação do carbono e proporcionando maior comodidade aos animais.

Existem várias formas para se implantar um Sistema Silvipastoril, uma delas, é a utilização de algumas leguminosas, tais como a Crotalaria juncea (utilizada no Recanto Ecológico Rio da Prata), esta espécie de planta arbustiva considerada uma recuperadora da produtividade dos solos, tem uma excelente capacidade de fixar nitrogênio, promovendo uma elevada reciclagem dos nutrientes.

Desse modo, o passeio Rio da Prata através da implantação deste sistema, vem trabalhando de modo a tornar a agropecuária uma atividade mais sustentável, visando sempre as peculiaridades dos recursos naturais da região.

Fonte: Samuel Duleba – Biólogo responsável pelo Rio da Prata. 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: