Publicado por: biancaceloto | novembro 28, 2008

ESTANCIA MIMOSA ECOTURISMO


_DSC5666

_DSC5904

 

 

Uma deliciosa e inesquecível aventura de ecoturismo
Respeito ao meio ambiente, interação com a natureza e cultura regional

Informações técnicas
O passeio inicia-se na casa-sede da fazenda, com recepção de um funcionário que faz a apresentação dos arredores. A fazenda conta com redário à sombra de um pé de maracujá, uma lagoa onde vivem jacarés e aves, um pomar com diversas frutas, um viveiro de mudas, uma horta e um oratório no alto do morro.

O visitante é recebido com um lanche de boas vindas, com chás, bolos e biscoitos típicos, e depois parte para uma caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso, passando por nove quedas d’água de diferentes formas. O trajeto oferece ótimos locais para banho em cachoeiras e piscinas naturais, pequenas grutas, mirantes e uma plataforma com seis metros de altura de onde se pode saltar em um poço natural.

Um guia local especializado acompanha o grupo de turistas, que deve ter no máximo doze pessoas. É possível ver animais silvestres, como araras, tucanos, macacos, tamanduás ou mais outras 200 espécies de bichos já catalogadas. O cenário é composto por árvores centenárias, como perobas, aroeiras, jatobás, angicos e piúvas, além de samambaias, orquídeas e bromélias.

Um almoço no estilo de fazenda, com pratos típicos feitos no fogão à lenha e doces caseiros, espera o visitante no retorno à casa-sede da fazenda. Todo o passeio, incluindo o almoço, dura em média 5 horas. Há ainda passeios opcionais na Estância Mimosa, como cavalgada pelas matas e morrarias da fazenda e observação de aves (Birdwatching).

O valor do passeio inclui o lanche e o almoço, o acompanhamento do guia, o colete salva-vidas e o seguro contra acidentes. Botas de neoprene em todos os tamanhos podem ser alugadas.

Percursos diferenciados
Como o passeio atende a todas as idades, a Estância Mimosa recebe crianças e idosos, para quem o atendimento é diferenciado, a fim de se garantir tranqüilidade e segurança.

Mesmo o percurso nas cachoeiras da fazenda sendo considerado de nível de dificuldade baixo, as escadarias de acesso aos mirantes para observação da Serra da Bodoquena e à cachoeira do Sinhozinho podem causar desconforto para alguns. Por isso, há opção de retornar de barco até a última cachoeira

Localização
Localizada na cidade de Bonito-MS, a Estância Mimosa é uma fazenda que concilia criação de gado, a mais tradicional atividade econômica da região, com o ecoturismo. A proposta é mostrar aos visitantes as belezas naturais da região, e um pouco da peculiar cultura sul-mato-grossense. O acesso ao passeio se dá pela Rodovia MS 178, Km 18, na Zona Rural de Bonito. A sede da fazenda fica a 26 km de Bonito e a 300 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Histórico
Utilizada até 1998 unicamente como fazenda de criação de gado, a Estância Mimosa teve sua estrutura organizada para receber visitantes a partir de junho de 1999, com a primeira fase da implantação do roteiro de visitação. A segunda fase iniciou-se em março de 2000, com melhorias na estrutura física e no quadro de funcionários. Atualmente, a fazenda conta com onze funcionários, que se baseiam em três pilares fundamentais no trabalho: qualidade de serviços prestados, segurança para os visitantes e conservação ambiental.

Meio ambiente
A Estância Mimosa procura operar de maneira exemplar dentro dos conceitos de ecoturismo e desenvolvimento sustentável, através de diretrizes e ações como:

• Práticas de atividades turísticas de mínimo impacto ambiental;
• Monitoramento de impacto ambiental das atividades turísticas;
• Uso do ecoturismo como ferramenta para educação ambiental;
• Prioridade na contratação de mão-de-obra local;
• Valorização dos aspectos culturais e sociais da região;
• Apoio a projetos de pesquisa científica e visitas técnicas;
• Produção própria de alimentos, como: leite, para elaborar os queijos e doces servidos aos visitantes; criação de carneiros e porcos, para consumo da carne; galinhas, para produção de ovos; e horta com manejo orgânico, responsável por boa parte do abastecimento dos vegetais servidos nas refeições;
• Minhocário, para compostagem e ajuda na adubação natural do solo;
• Manejo ecológico da produção rural;
• Viveiro de mudas de árvores nativas;
• Proibição de caça, pesca, corte de madeira e criação de animais domésticos e silvestres;
• Destinação adequada para os resíduos sólidos e esgoto;
• Venda de artesanato somente de produção regional para valorizar a cultura local;
• Capacitação de funcionários e prestadores de serviços;
• Apoio a ONGs, Projetos sociais e Associações de classe da região;
• Troca de experiências com outros sítios turísticos visando o aperfeiçoamento do destino como um todo;
• Ações ambientais visando à recuperação da qualidade das águas do Rio Mimoso;
• Respeito à legislação vigente e pagamento de todos os tributos e encargos trabalhistas;
• Melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos e segurança do passeio;
• Melhoria contínua da gestão do empreendimento como um todo e;
• Autenticidade nas ações comerciais e no crescimento institucional.

É interessante ressaltar que a fazenda, cuja área totaliza 402 hectares, situa-se em uma região de relevo bastante acidentado, o que a torna pouco propícia à formação de pastagens. Boa parte da propriedade fica em áreas de preservação permanente (morros e matas ciliares); desta forma, suas características ambientais foram bastante conservadas ao longo dos anos, o que confirma sua vocação como uma região para uso ecoturístico.

Fauna e Flora
A Estância Mimosa fica na Serra da Bodoquena, que está situada no bioma Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro (cerca de 25 % do território do país).
A flora da fazenda é composta por ipês roxos, amarelos e brancos, aroeiras, perobas, angicos, manduvis, chimbuvas, figueiras e vários tipos de palmeiras.

Entre os animais, estão o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e as onças, todos ameaçados de extinção. Além deles, há ainda lobinhos, macacos-prego, bugios, quatis, capivaras, antas, veados, cutias, ariranhas, entre outros. Os répteis mais freqüentemente vistos são os jacarés, os lagartos e as sucuris. Já com relação às aves, 230 espécies já foram catalogadas nas dependências da fazenda, como a ema, o mutum-de-penacho, o udu ou juruva, o surucuá, o tucano, diversas espécies de pica-paus, beija-flores, garças, corujas, gaviões e falcões.

Mais informações no site: www.bonitoweb.com.br  ou pelo e-mail: vendas@bonitoweb.com.br

_DSC5782


Responses

  1. Conheci a Estância Mimosa no dia 14/04/11 e encontrei no lugar uma estrutura bem legal com todo aspecto de fazenda, e um café da manhã delicioso. Após o percurso da trilha somos recebidos com um maravilhoso café da manhã para repor as energias.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: