Publicado por: Redação | abril 2, 2009

Festival América do Sul 2009: conheça as novas atrações

festival-america-do-sul

Apresentação cultural no Festival América do Sul 2008

A sexta edição do Festival América do Sul está com programação praticamente fechada: as atrações nacionais e internacionais estão definidas, bem com a lista de músicos locais que participarão do evento. O festival, neste ano, começa no dia 29 de abril, quarta-feira, e se estende até o domingo, dia 3 de maio. A maior novidade são os locais das apresentações e a gratuidade de toda a programação.

Dois grandes palcos serão montados na Praça Generoso Ponce, em Corumbá: o Palco Brasil e o Palco das Américas. Os shows escalados são os seguintes: dia 29, Elza Soares; dia 30, Zeca Baleiro; dia 1/5, Mercedes Sosa; dia 2/5, Paralamas do Sucesso, e dia 3/5, Luiz Melodia. Ainda sobem ao palco atrações regionais selecionadas por meio de edital, divulgado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), organizadora do evento. São elas: Grass, Mandioca Loca, Facas Voadoras, Tostão e Guarany e a dupla de violeiros Erick Rogers. As datas de apresentação dos selecionados e locais ainda não foram definidos e a lista de contemplados está publicada hoje no Diário Oficial.

O Palco das Américas será berço de atrações internacionais. A latinidade do evento começa a transbordar com o show da banda paraguaia La Secreta, no dia 30; a chilena Pedro La Colina e a peruana Wayramnanta (música inca), no dia 1/5, e “De puro guapos” (orquestra argentina) apresenta-se no dia 2/5.

Os shows para público mais numeroso eram realizados no Porto Geral, mas agora serão todos centralizados na Praça Generoso Ponce e abertos ao público, sem cobrança de ingressos, como ocorria nas edições anteriores. Já os grupos locais de teatro e dança que inscreveram espetáculos no festival poderão ver a lista de aprovados, amanhã, em Diário Oficial. No entanto, os convidados de tais áreas já estão definidos: desembarcarão em Corumbá os grupos de teatro: Ta na Rua, com Amir Haddad (RJ), e Cia Anima de Teatro e Performance (SP), enquanto na dança estão Duo Ângelo Madureira e Catarina (SP); Solo Paulo Águas (RJ) e Grupo Corporales, de dança folclórica boliviana. Alguns destes espetáculos serão apresentados num ambiente da Casa Vasquez & Filhos.

Patrocínio e Lançamento

O valor estimado de investimentos nesta edição do Festival América do Sul é de R$ 1,5 milhão, segundo Américo Calheiros, presidente do FCMS. O mesmo valor foi empregado na edição passada do festival. O Banco do Brasil é o maior patrocinador do evento, “mas ainda estamos fechando valores precisos com os patrocinadores”, diz Américo.

Amanhã, dia 3, às 9h, o festival será lançado oficialmente em Mato Grosso do Sul, no Aeroporto Internacional de Campo Grande e, além das autoridades locais, contará com a presença do ministro do Turismo Luiz Barretto. A cerimônia ocorre antes do vôo inaugural da Empresa Aérea Trip para Bonito. Na ocasião serão distribuídos folderes sobre o evento.

O festival também terá lançamento oficial em São Paulo, na próxima terça-feira, no Memorial da América Latina (sala Simon Bolívar). Na programação consta show com Almir Sater.

Fonte: Correio do Estado


Responses

  1. Gostaria de saber como faço para participar deste encontro sou da quilombo Mata Cavalo, temos o grupo siriri quilombola (cultura popular ) temos intersse de levar o grupo para fazer intercambio.Pois, aqui em MT , temos o Festival de Cururur e Siriri.
    O nosso contato é 65=99081541


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: