Publicado por: Redação | junho 9, 2010

Corumbá comemora sua retomada no dia 13 de junho

 

Ocorrem no domingo (13) as comemorações dos 143 anos da Retomada de Corumbá. A solenidade está programada para as 9 horas no Jardim da Independência e é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, ligada à Secretaria Municipal de Gestão Governamental. Além de comemorar uma data histórica, a cerimônia representa também o estreitamento dos laços de respeito e amizade entre os povos envolvidos no conflito da Guerra do Paraguai.

O dia 13 de Junho marca a expulsão das tropas paraguaias que ocupavam a região de Corumbá, na então província de Mato Grosso, em função da guerra contra o Paraguai. Os paraguaios eram liderados pelos coronéis Vicente Barrios e Izidoro Resquin. A missão deveria tomar o Forte de Coimbra, as Vilas de Albuquerque e de Corumbá. Em dezembro de 1864, os soldados paraguaios invadiram o Forte Coimbra. Ao chegarem à Vila de Corumbá, não encontraram nenhum tipo de resistência.

No início de 1865, foi montada a Força Expedicionária de Mato Grosso, mas somente em 13 de junho de 1867, tropas lideradas pelo Marechal Antônio Maria Coelho retomaram Corumbá para posse do Império Brasileiro. O feriado municipal, em homenagem à data, foi instituído pela lei número 0985 de 1.987.

 

Com informações Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Corumbá

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: