Publicado por: Redação | fevereiro 24, 2011

SILÊNCIO: FUNDAMENTAL NA PRÁTICA DO ECOTURISMO

O ecoturismo é um segmento do turismo que conquista a cada dia mais adeptos. São pessoas que gostam de viajar, mas preferem locais com abundante natureza, apreciam a preservação da fauna, da flora, gostam das coisas simples e naturais.

Preferem o mato ao asfalto, a trilha à calçada, e os picos e montanhas às tradicionais escadas rolantes e elevadores. Trocam a fumaça e poluição das grandes cidades pelo céu azul e pelo cheiro de mato, a luz elétrica e o ar condicionado pela luz das estrelas e pela brisa refrescante.

São pessoas conscientes, preocupadas com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável das comunidades. Estão sempre em busca de conhecimento e de vivências sobre o assunto.

Entretanto, um detalhe muito importante tem passado desapercebido por muitos turistas que praticam essa modalidade: o silêncio.  Evitar o barulho é essencial quando se realiza atividades em meio a florestas, mata fechada, ou em ambientes onde a vida selvagem é preservada. O barulho afasta os animais e atrapalha a rotina natural dos mesmos. Portanto, para a plena observação da fauna é necessário fazer silêncio!

O silêncio proporciona, muitas vezes, a visão de cenas exuberantes, de momentos únicos do comportamento animal, uma experiência  para quem vivencia. Para isso, é preciso ter atenção, muito respeito e sensibilidade, pois com paciência e sentidos aguçados para sentir o contato com a natureza, a recompensa final compensa todos os esforços.

Por isso, seja um ecoturista consciente! Pratique o silêncio nas atividades e aproveite o momento de contemplação, reflexão e desfrute dos sons, cores, cheiros e visões que a natureza oferece!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: