Publicado por: Redação | março 6, 2012

DINAPEC 2012

Nesta 7ª edição da Dinapec os organizadores do evento aumentaram para 40 o número de demonstrações práticas e dinâmicas das tecnologias geradas por várias unidades de pesquisa da Embrapa e entidades parceiras. Os chamados Roteiros Tecnológicos abrangem oito temas e podem ser escolhidos pelos visitantes da Dinâmica Agropecuária – Dinapec, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de março próximo, na sede da Embrapa Gado de Corte localizada em Campo Grande, MS, na Avenida Rádio Maia, 830 – bairro Vila Popular, na saída para Aquidauana.

O Roteiro Tecnológico é uma das atrações da Dinapec. O evento também oferece minicursos, dinâmicas, estandes institucionais, oportunidade de esclarecer dúvidas com pesquisadores e toda infraestrutura capaz de atender as necessidades do visitante que optar em acompanhar a programação completa do evento, que começa pela manhã e termina no final da tarde. 
 
“O Roteiro Tecnológico é a alma da Dinapec”, diz o coordenador da atividade, Haroldo Pires de Queiroz, zootecnista da Embrapa Gado de Corte, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A afirmativa do zootecnista Haroldo é verdadeira e se justifica pelo fato de que os Roteiros funcionam nos dois períodos dos dias da Dinapec abrangendo oito temas da agropecuária de suma importância para os produtores, quais sejam: a) Sistemas integrados: integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), integração lavoura-pecuária, b) Sistemas integrados: cultivares e manejo, c) Pastagens, d) Nutrição e manejo do rebanho, e) Boas práticas agropecuárias e tecnologias gerencias, f) Ovinos, g) Melhoramento Genético/Reprodução Animal e h) Produção de Leite.
 
Agendamento de grupos para os Roteiros acima de 10 pessoas 
 
De acordo com a coordenação, os Roteiros Tecnológicos podem ser fechados para grupos previamente agendados, fechados para grupos abertos (encaixe no momento da chegada no evento) e individuais (montar seu próprio roteiro de acordo com o catálogo do evento). Um exemplo de como fechar um grupo com antecedência é a organização interessada listar no mínimo 10 pessoas até no máximo 20 e programar a visita na Dinapec com o zootecnista Haroldo de Queiroz, até o dia 9 de março (sexta-feira) pelo telefone: (67) 3368-2081 ou por e-mail:  hpq@cnpgc.embrapa.br .

A outra opção é chegar direto na Dinapec e procurar se encaixar em um grupo que esteja se organizando e participar da atividade. Já, no Roteiro individual, o visitante de acordo com seu interesse monta o seu Roteiro Tecnológico conforme o tema de interesse.

Em todos os casos o melhor é conhecer com antecedência o catálogo do evento que traz a programação completa dos temas e horários das apresentações disponíveis na internet – aconselha Haroldo.

O endereço para consulta é: dinapec@cnpgc.embrapa.br.  O tempo total de cada Roteiro é de 40 minutos incluindo apresentação e tira dúvidas. Nesta atividade não há cobrança de taxa para participação e para grupos menores que 10 pessoas não é preciso realizar agendamento ou realizar inscrição com antecedência. 

Um dos temas incluídos no Roteiro deste ano está relacionado à produção de leite. Pesquisadores vão apresentar alternativas de suplementação para gado leiteiro que promovam vantagens econômicas, ambientais e sociais para os produtores de leite da agricultura familiar. As técnicas a serem comentadas estão relacionadas à formação e recuperação de pastagens e a suplementação das vacas na seca. Outro destaque incluído no Roteiro está relacionado à suplementação de bezerros. Conhecido como “creep feeding”, especialistas vão responder quando e por que utilizar a técnica, mostrar instalações de cocho e discutir normas de manejo e os benefícios deste tipo de suplementação. 
 
O ingresso à Dinapec é gratuito. A área onde a Dinâmica está instalada possui 32 hectares de puras tecnologias que poderão ser conhecidas por meio dos Roteiros e das dinâmicas.  “Ao comparecer no evento a dica é trazer chapéu ou boné e filtro solar para se proteger do sol, pois a exposição aos raios solares é intensa”, lembra Haroldo de Queiroz. 
 
A programação completa da Dinapec pode ser conhecida no nosso portal – WWW.cnpgc.embrapa.br

A Dinapec é uma realização da Embrapa com participação de várias unidades da empresa e com apoio da Associação para o fomento a pesquisa de melhoramento de forrageiras tropicais (Unipasto), Banco do Brasil, Bounge, Tortuga, COIMMA, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3368-2141.

Informações Embrapa Gado de Corte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: